Começamos o mês do patrimônio cultural mostrando nossa querida Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, bem no coração da cidade de Belo Horizonte, na Praça da Liberdade! Mostrei toda a arquitetura moderna do arquiteto Oscar Niemeyer e claro, os detalhes internos, curiosidades dos acervos e tantas outras informações.
No final do século 19, vocês lembram que nossa capital estava sendo inaugurada, né? Mas vamos voltar um pouco atrás, ainda em 1894, a Biblioteca Municipal de Belo Horizonte foi construída, por determinação de alguns integrantes da Comissão Construtora da capital. Até a abertura da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Belo Horizonte tinha somente uma biblioteca pública.
Subordinada à Prefeitura Municipal e estabelecida na Rua da Bahia, esquina com a Avenida Augusto de Lima, a Biblioteca Municipal havia sido criada seguindo o conceito de “modernidade”, que orientou a concepção da nova capital mineira por volta dos anos de 1893 a 1897. O desejo de fundar uma biblioteca estadual prosseguia e, depois de muitas iniciativas fracassadas, em 1954 este sonho se tornou realidade.
A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais foi inaugurada em 1954 com a missão de promover a difusão da cultura geral na cidade. Abriga um precioso acervo composto por cerca de 570 mil exemplares, tais como livros, folhetos, obras raras, periódicos, mapas, quadrinhos e mídias digitais.
Uma curiosidade de destaque: O setor de braille!
Desde 1969 o setor conta com apoio de voluntários para a acompanhamento, leitura, gravação e transcrição de livros para conteúdos
acessíveis, como os audiolivros, textos em braille e vídeos. É possível acessar a Internet neste setor por meio de softwares leitores de telas. E eu mostro esse Setor para vocês!
Venha conhecer tudo sobre a nossa Biblioteca Pública aqui:
0 Comentários