Você sabia que em MG existe um teatro que é o mais antigo em funcionamento das Américas até os dias de hoje? Se você não conhece, venha aqui comigo que irei te contar essa história:
A Casa de Ópera, (hoje conhecido como Teatro Municipal) de Ouro Preto foi inaugurado em junho de 1770 (que foi o mês e ano de comemoração de aniversário do Rei Dom José I).
No período barroco (especialmente do barroco mineiro), a teatralidade era elemento de forte presença no cotidiano. Todas as festividades mineiras eram um grande espetáculo e o teatro era o espaço mais adequado para mostrar a poderosa sociedade setecentista. As chamadas “Casas de Ópera” existiram em quase todas as cidades mineiras da época barroca, mas a da antiga Vila Rica se diferenciou das demais (pois acredita-se que preocuparam em formar bom elenco de artistas, trazidos de diversas cidades).
👉🏻Sobre a arquitetura:
– O piso de entrada dá acesso ao nobre camarote, com sofá e cadeiras austríacas;
-Escadas laterais de pedra levam ao primeiro piso, onde está a platéia;
-Possui espessas paredes de pedra e frontão triangular detalhado por elementos simbólicos esculpidos em pedra;
-Tem capacidade para até 300 pessoas.
👉🏻Sobre a reforma e projeto de intervenção nesse bem tombado:
-Alterou-se a fachada frontal, que passou a ter empena triangular com elementos decorativos ao gosto neoclássico vigente;
-O teatro conservou sua ótima acústica e espacialidade.
👉🏻Considerações finais:
A partir do final do século XIX, os costumes se modificam e com a chegada do cinema houve considerável diminuição de pessoas que frequentavam o teatro. No entanto, ressalta-se o papel fundamental da antiga Casa da Ópera como espaço cultural e de importância histórica-artística da então capital mineira.
Gostaram do conteúdo? não deixem de salvar ou compartilhar com alguém que também possa se interessar pela história e cultura das nossas cidades! Obrigada, de nada 🙂
0 Comentários