Comemoramos recentemente os 60 anos da capital modernista – Brasília! Por causa disso, vou fazer o post de hoje, dedicado a um artista que amo, que pra mim é minha maior inspiração!
Para quem me conhece há mais tempo, sabe o tanto que amo geometria, cores, triângulos, formas ditas “puras” e tantas outras coisas. Então o post é para aquele que deu vida e muuita cor para os prédios públicos de Brasília: Athos Bulcão.
O artista carioca largou os estudos de medicina para se dedicar à pintura e tornou-se assistente de Candido Portinari na construção da Igrejinha da Pampulha (São Francisco de Assis) em BH na década de 1940, que foi um marco da arquitetura moderna e que se espalharia para o restante do país. Em Brasília, Athos deu cor nos azulejos dos prédios da capital, com obras geométricas e modulações aleatórias; com muitaaaa personalidade.
Além de Brasília e BH, Athos tem obras em prédios públicos em cidades como RJ, SP e até na França e Itália. Além de um grande pintor, era também escultor e desenhista.
Essa explosão de geometria e cores enche meu coração de alegria, e o seu?
Imagens:
azdecor.com.br
casaclaudia.com.br
fundathos.org.br (@fundathos)
olharbrasilia.com
12.senado.leg.br
0 Comentários